Enfim Sexta: Nutricionista ensina um cardápio light perfeito para os dias frios

Nutricionista ensina um cardápio light perfeito para os dias frios


Nutricionista ensina um cardápio light perfeito para os dias frios  

 
Nos dias frios a dificuldade de uma alimentação saudável e com poucas calorias dobra e os quilinhos a mais teimam em surgir na balança. Se você não consegue resistir aos pratos quentes e saborosos do inverno, que tal prepará-los com ingredientes mais leves? A nutricionista Liliam Teixeira Francisco ensina as receitas e monta um cardápio completo com apenas 1200 calorias

Desjejum/ café da manhã
Para começar o dia com uma refeição magra e saudável, Liliam aconselha o preparo de um chá de hortelã acompanhado de um sanduíche de queijo quente. 

Queijo quente
2 fatias de pão de forma integral; Queijo minas; Orégano; Azeite. 

Modo de preparo: “Recheie o sanduíche com o queijo e jogue um fio de azeite com o orégano”, ensina a nutricionista. Leve à sanduicheira para aquecer. 

Lanche da manhã
Para não engordar, o ideal é que você não pule refeições e se alimente de três em três horas. A dica para o lanche é apostar na tradicional compota de maçã, mas numa versão light e igualmente gostosa. 

Compota de maçã diet 12 maçãs pequenas sem a casca; 1 pacote de gelatina diet (limão, abacaxi ou melão); 4 paus de canela quebrados em pequenos pedaços; 150 ml de água filtrada; 3 cravos. 

Modo de preparo: Descasque as maçãs e retire o miolo. “Coloque as maçãs em uma bacia com água para que não escureçam. Arrume-as em uma panela de pressão”, diz Liliam. Acrescente água filtrada e polvilhe a gelatina diet, fique atenta para que todas recebam um pouco do pó e coloque os cravos e a canela. “Tampe a panela de pressão e deixe descansar por 12 horas”, ensina. Leve as maçãs ao fogo até a panela iniciar a pressão. Desligue e deixe esfriar. Depois, basta levar à geladeira e servir adoçado com um sachê de adoçante. 

Almoço
Para o almoço, prepare uma saborosa sopa de abóbora light com queijo branco, que rende quatro porções e que tem apenas 150 calorias cada.  


Sopa de abóbora com queijo branco
1 colher (sopa) de azeite; 1 cebola pequena ralada; 2 dentes de alho amassados; 1 kg de abóbora japonesa, cortada em cubos e sem sementes; 300 gramas de mandioquinha descascada; 4 xícaras de água; Caldo de galinha; 4 colheres (sopa) de requeijão light;  150 gramas de queijo minas em cubos pequenos; 1 colher de salsa picada; Sal e pimenta a gosto. 

Modo de preparo: Aqueça o azeite e junte a cebola e o alho para dourar. Acrescente a abóbora e a mandioquinha, água, caldo de galinha, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por 20 minutos (ou até a abóbora ficar macia). Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e acrescente o leite. Coloque em tigelas ou pratos individuais e misture o requeijão e o queijo, decorando com a salsinha. 

Lanche da tarde
Para espantar o friozinho da tarde, uma boa opção é o chocolate quente magro, acompanhado de torrada integral com geleia de fruta diet. 


Chocolate quente magro
200 ml de leite desnatado; 1 colher (sopa) de achocolatado diet; Canela em pó; Essência de baunilha. 
Modo de preparo: junte todos os ingredientes e aqueça. Se achar necessário, pode usar adoçante. 
Jantar
Se bater aquela vontade de um fondue com vinho, jantar supertradicional das noites frias e românticas, a dica é preparar a receita em versão light, que tem 230 calorias a menos que a versão comum

Fondue light de queijo
1 xícara de chá de leite desnatado; 1 colher de sobremesa de farinha de trigo; 2 xícaras de chá de queijo prato light ou minas comum (ralado); 1 pote de cream cheese light; 1 copo de requeijão light;  6 fatias de pão integral; Noz moscada e sal.
Modo de preparo: Em uma panela, dissolva a farinha no leite e acrescente o queijo. Em fogo baixo, junte o cream cheese light, o requeijão light, o sal e a noz moscada até ficar homogêneo. Corte o pão em quadradinhos e mergulhe no fondue. 
Para fechar o dia com chave de ouro, a dica é tomar um chá de frutas vermelhas no horário da ceia, antes de dormir. 


Naiara Taborda- Redação daquidali

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